As Ășltimas leituras de 2018

O Ășltimo ano foi muito produtivo em minhas leituras, ainda mais considerando que eu nĂŁo consegui ler quase nada entre maio e setembro, e mesmo assim terminei com 21 livros lidos. Foram 7225 pĂĄginas no ano, mantendo uma mĂ©dia de cerca de 20 pĂĄginas por dia, apesar do hiato. Eu consigo todos esses dados porque uso o Skoob para registrar as minhas leituras. Adicionando os livros que estou lendo e os que pretendo ler Ă  meta de leitura anual, consigo um relatĂłrio bem legal do meu desempenho no final de cada ano.




Ficção
Robin Hood
A gente conhece a histĂłria, mas nĂŁo conhece as histĂłrias... HĂĄ muito mais camadas sob o famoso "bom ladrĂŁo", que rouba dos ricos para dar aos pobres. O livro "oficial" de Alexandre Dumas conta toda a histĂłria do herĂłi, desde a sua adolescĂȘncia atĂ© a morte, com flashbacks para a sua origem extraordinĂĄria. SĂŁo muitas as histĂłrias descritas no livro - aventura, estratĂ©gia, romance, habilidades incrĂ­veis e todo o estilo de vida dos homens da floresta e seus amigos. A edição que eu li Ă© da coleção de ClĂĄssicos da Zahar, com capa dura, ilustraçÔes e notas interessantes - disponĂ­vel para emprĂ©stimo.

O Pequeno PrĂ­ncipe
Me desafiei a uma releitura da clåssica história que conheci quando criança, e odiei. Agora eu odeio menos, mas para ser sincera, ainda acho que é uma história meio boba com um monte de "filosofia" do tipo "aquilo que as pessoas querem ouvir". Desculpa, sociedade.

Coração de Tinta
O que aconteceria se tudo o que vocĂȘ lesse se materializasse no nosso mundo? Depende do que vocĂȘ lĂȘ... Esse Ă© o primeiro livro de uma trilogia, em que um vilĂŁo sequestra o leitor com a lĂ­ngua encantada para que ele traga Ă  existĂȘncia algumas outras catĂĄstrofes fictĂ­cias. Enquanto isso, a sua famĂ­lia procura por ele por pequenos vilarejos italianos. NĂŁo Ă© uma histĂłria para pensar, Ă© para se envolver. Eu gostei muito desse livro e quero ler os prĂłximos.

O Mundo de Sofia
Corrigindo uma falta da minha adolescĂȘncia, finalmente li sobre a aventura de Sofia com o mundo da filosofia. A leitura introduz muito bem alguns dos principais nomes da filosfia antiga e moderna, intercalando com um mistĂ©rio vivido por Sofia. Achei o final um pouco decepcionante, meio preguiçoso, mas a historinha serve bem para instigar a curiosidade e ajudar a levar adiante uma leitura que, para adolescentes, pode ser bem grande.

Não-ficção
Guia Politicamente Incorreto dos Presidentes da RepĂșblica
A minha edição vai atĂ© o governo Temer e, veja bem, nĂŁo Ă© exatamente um livro de histĂłria. HĂĄ muitas curiosidades, anedotas e a intenção de expor as figuras polĂ­ticas em seus piores momentos, sem poupar ninguĂ©m. É claro que os momentos histĂłricos acompanham, mas o que eu achei mais interessante sobre cada um foi a vida pregressa Ă  presidĂȘncia de cada um. Sobre o assunto presidenciais, recomendo mais ainda o podcast (que virou livro) Presidente da Semana, de Rodrigo Vizeu. Mas se vocĂȘ jĂĄ ouviu/leu e gostou do Vizeu, vai curtir tambĂ©m essa leitura.

Uma FĂ© PĂșblica
Essa foi a minha indicação no Clube do Livro, que trata do engajamento polĂ­tico dos cristĂŁos na sociedade. A abordagem do autor começa explorando onde e como os cristĂŁos tĂȘm falhado no seu ativismo social e termina mostrando como uma fĂ© engajada pode fazer uma diferença relevante e colaborativa. Um trabalho muito bem feito a partir de palestras e artigos do autor revolvendo o assunto. Todos os textos foram bem editados para o formato de livro, em uma estrutura que faz sentido e facilita a compreensĂŁo.

Terceiro Setor e as Parcerias com a Administração PĂșblica
Livro ruim, mal escrito e com um posicionamento que eu considero inadequado. É uma dissertação de mestrado que nĂŁo foi preparada para se transformar em livro. Muita escrita acadĂȘmica, muito texto desnecessĂĄrio e, quanto Ă  conclusĂŁo... nĂŁo posso afirmar que o autor estava certo hĂĄ quinze anos, mas hoje a sua conclusĂŁo pode ser vista como equivocada e preconceituosa. Melhor nĂŁo perder tempo...

O Grande Livro do BebĂȘ
Escrito por uma pediatra e lido por uma gestante. Algumas informaçÔes sĂŁo realmente importantes, outras sĂŁo desatualizadas e chegam a ser um desserviço - e o livro nĂŁo Ă© antigo, tĂĄ? A maior parte do conteĂșdo do livro pode ser assunto de uma boa consulta pediĂĄtrica, com um tratamento mais individualizado e contextualizado. AlĂ©m disso, traz algumas listas de coisas que vocĂȘ "vai precisar" que nĂŁo correspondem Ă  realidade universal. Tem boas ilustraçÔes de primeiros socorros, mas isso vocĂȘ tambĂ©m encontra na internet.

InteligĂȘncia Humilhada
A Ășltima leitura do ano tambĂ©m veio do Clube do Livro. Provavelmente a leitura mais densa e desafiadora do ano... Jonas Madureira fala sobre fĂ© e razĂŁo a partir de uma fĂ© pensante e uma razĂŁo orante. Equilibrado entre os extremos, ele coloca o leitor de joelhos sobre aquilo que nĂŁo conhece, o que pensa que conhece e o que deveria conhecer. Preciso reler.

0 comentĂĄrios: