Como lidar com os cachos no inverno

Lavar os cabelos no frio não é a melhor coisa da vida. Quem está acostumado a usar o secador o tempo todo acaba encarando a tarefa, mas muita gente acaba procurando alternativas para não ter que molhar a cabeça. (Dizem as mães que sair no frio com a cabeça molhada dá pneumonia.)


Pra quem ainda não conhece low/no poo - métodos em que você lava o cabelo menos vezes e fica mais linda - é ainda mais complicado. Eu estou migrando do low poo (pouco shampoo) para o no poo (shampoo nenhum) e nesse momento em que é inverno e eu não estou praticando nenhuma atividade física intensa eu consigo lavar os cabelos a cada quatro-sete dias.

É importante, especialmente para as cacheadas, lavar o cabelo menos vezes e com produtos menos agressivos. Não é fácil manter a hidratação nas molinhas, lavar todo dia só piora. Não estou falando pra não lavar o cabelo quando chegar da academia. Existem vários motivos porque a gente lava o cabelo - no entanto, deveríamos lavar apenas por uma razão: porque está sujo.

Mas o que vamos fazer com esse cabelo que já perdeu a dignidade? Eu tenho algumas opções...


Spray

Se o problema é frizz, ou seja, se o seu cabelo está perdendo hidratação, borrife um spray. Eu faço uma misturinha econômica de água com leave-in para aproveitar o restinho que fica no pote antes de jogar fora. Existem algumas misturas caseiras ótimas e até mesmo um chá bem forte pode hidratar ao mesmo tempo em que fornece alguns nutrientes para os fios.


Preso

Como eu não consigo deixar o cabelo muito solto no verão (calor!), no inverno eu deixo o máximo possível. Mas o possível tem limite, né? Desapega um pouco da perfeição, permita-se aquele coque bagunçado, um volume proposital, um visual mais solto.

Turbantes, toucas, chapéus, boinas, lenços...

Nada como orelhas quentinhas! Acessórios podem ter função tripla no inverno: enfeitar, aquecer, esconder. Sabe quando o cabelo começou a ficar sujo, mas não é um bom dia para lavar? Todo mundo já passou por isso, e foi para essas situações que inventaram o tal shampoo a seco, mas você também pode colocar o cabelo todo dentro de uma touca e ser feliz.

Já sabe como lidar com os cabelos durante o frio, né? Não deixe de aproveitar os dias em que o sol aparecer, os dias em que você não precisa sair de casa, para se amar um pouquinho. Quando lavar o cabelo, aproveita pra aplicar uma máscara, capricha nessa hidratação, faz aquela finalização bacana. Presenteie-se com o seu tempo.

0 comentários: